A fisioterapia pode ajudar com as cãibras?
Ouch!
Você já foi pego de supresa por uma cãibra muscular?
Quem nunca sentiu, não imagina o que é ser acordado pela sensação dor intensa na região da panturrilha, juntamente com forte espasmo muscular?
E quando surge em pleno treino de atividade física, ou logo após?
Se essa pessoa existe eu não sei, mas se existe tenho certeza que é uma pessoa de sorte.
As cãibras normalmente tem curta duração, embora para quem as sinta pareçam não ter fim, e auto-limitadas, mas extremamente desconfortáveis, e dependendo da intensidade, do momento e recorrência, debilitantes assustadoras.
São mais comuns nos músculos da panturrilha e pés, embora possam ocorrer em qualquer músculo esquelético.
Mas afinal o que é uma cãibra muscular? É uma contração ou espasmo, muscular, súbito, involuntário e doloroso, podendo apresentar dor muscular pe edema persistentes.
E quem pode ter cãibras? Simples: Todos nós, seres viventes. Um estudo do ano passado mostra que aproximadamente 37% da população saudável é acometida por cãibras por ano.
Pode ser classificada de acordo com a possível causa:
idiopática: sem causa aparente, como as noturnas e talvez a gravidez
Induzida pelo exercício: causadas principalmente por desidratação e fadiga muscular
Secundária: ocorre em função de medicamentos, intoxicações ou de doenças, como as metabólicas ou as neurológicas, doenças renais, hipotireoidismo, doença arterial periférica, cirrose, entre outras
Entre 50% e 60% dos atletas de triatlo, ciclismo e corredores sofrem de cãibras, que enquanto evidências mais antigas apontam como causa a desidratação e perda de eletrólitos, as mais atuais apontam para fadiga após contrações musculares sustentadas e repetidas em atividades de longa duração.
O tratamento em muitos casos precisa ser multifatorial de acordo com ss condições associadas:
De maneira imediata o alongamento ou auto-alongamento estático tem sido amplamente usados aliados a diminuição da intensidade das atividades,
Ingestão nutricional adequada, especialmente carboidratos, uma estratégia de dieta hipercalórica pode ser necessária de acordo com o volume e intensidade do treino; além de ingestão hídrica e eletrolíticas igualmente.
Embora não exista uma única abordagem da fisioterapia, a combinação do alongamento, e do treinamento muscular com objetivo de melhorar o controle motor, de reeducação neuromuscular, aliados a técnicas de "desativação" de pontos de gatilho, bem como aquelas que promovam melhor circulação local de acordo com cada caso são de grande valia.
Estamos juntos contra as cãibras!
Aqui na In Motion®, estamos preparados para ajudar a aliviar o desconforto das cãibras e prevenir sua recorrência. Com fisioterapia especializada e uma abordagem holística, que inclui técnicas avançadas de alongamento, controle neuromuscular e educação sobre autocuidado pessoal e individual.
O objetivo é identificar a causa subjacente das cãibras e desenvolver um plano de tratamento personalizado para ajudá-lo a recuperar o conforto e a liberdade de movimento.
Não deixe que as cãibras musculares atrapalhem sua qualidade de vida. Agende uma consulta conosco e dê o primeiro passo para se livrar desse incômodo.
Estamos aqui para ajudar você a se sentir melhor e viver uma vida mais saudável, ativa e sem dor.
C.
Comments