Dor de Cabeça e fisioterapia?


Se você é uma daquelas pessoas que sofre com dor de cabeça, no sentido literal, e se pergunta se existe algo além de medicações, que possa lhe ajudar, eu tenho uma boa notícia: Pode ser que a fisioterapia lhe ajude, mas tudo dependerá do tipo de dor de cabeça que lhe aflige.


Existem registros de que a dor de cabeça acompanha o ser humano desde a sua existência, no período neolítico chagava-se a acreditar que fosse consequência de espíritos malignos que se apossavam das pessoas. No Papiro de Ebers, o tratado médico mais antigo, foi escrito no Egito e nele consta o relato de uma doença da metade de cabeça, com dor somente de um dos lados e vômitos, possivelmente o primeiro relato de uma crise de enxaqueca. Hipócrates fez a primeira classificação das cefaléias, quando descreveu um fenômeno chamado aura da enxaqueca (alterações visuais como pontos luminosos ou escuros), e definiu a existência de enxaqueca com e sem aura.


Hoje sabemos que a enxaqueca acomete 1 bilhão de pessoas no mundo, sendo uma das dores que gera procura médica, mas é somente um dos tipos e existem mais de 200 tipos de dor de cabeça diferentes; saber qual deles lhe acomete é de extrema importância, pois cada um tem suas particularidades e diferentes tipos de tratamento.


A Sociedade Internacional de Cefaléia, emitiu em 2018 o último guideline, a terceira edição da Classificação de Cefaléias ICHD-3, que é o grande guia para diagnóstico de cefaléias até o momento, ele agrupa as cefaléias basicamente três grandes partes: Primárias, secundárias e o grupo 3º grupo das neuropatias cranianas, outras dores orofaciais e outras cefaléias.


As cefaléias primárias são aquelas que não tem uma lesão como causa, são causadas por alterações no processamento da dor. São elas; 1) Migrânea ou enxaqueca

2) Cefaléia Tensional

3) Cefaléia Trigêminoautonômicas

4) Outras formas de dor de cabeça (grupo 4)


As cefaléias secundárias são aquelas que possuem causas explícitas, como

1) Cefaléias por traumas ou lesões na cabeça e/ou pescoço;

2) Alterações vasculares na cabeça e/ou pescoço;

3) Neoplasias,

4) Alterações na pressão dentro do crânio,

5) Neuralgias,

6) Infecções e inflamações,

7) Cefaléias por desordens psiquiátricas,

8) Cefaléias devido ao uso de substâncias ou abstinência delas;


O terceiro grupo engloba as lesões dolorosas dos nervos cranianos e outras dores faciais, entre elas:

1) Neuralgia do trigêmeo,

2) Neuralgia glossofaríngea,

3)Neuralgia occipital,

5) Neurite do nervo óptico,

6) Dor facial idiopática persistente,

7) Cefaléia por desordens no pescoço (cervical), como atribuída à radiculopatias na coluna cervical ou à dor miofascial cervical.


O tratamento para dor de cabeça, evoluiu ao longo do tempo, junto ao conhecimento a respeito das suas causa e tipos. Quando era atribuída à espíritos malignos, chagava-se a fazer perfurações no crânio, para que o espirito saísse; no Egito, uma cabeça de crocodilo era amarrada acima da cabeça, sangrias também já foram utilizadas. hoje em dia existe uma infinidade de remédios e combinações deles, entre outras formas de tratamento com alto nível de evidência científica.


A fisioterapia é o tratamento não farmacológico mais recomendado, para cefaléias, usando recursos como exercícios específicos para a coluna cervical, exercícios posturas, técnicas de relaxamento, massagem, eletroterapia - T.E.N.S e Ultrassom, termoterapia, fototerapia - laser de baixa frequência, técnicas de terapia manual e mobilizações articulares da coluna vertebral, liberações miofasciais, alongamentos; tem se mostrado grande aliada na redução da intensidade e frequência da dor, melhorando a qualidade de vida em diversos tipos de cefaléia de forma direta, quando é possível intervir na causa diretamente ou indireta, quando interfere em aspectos secundários relacionados à dor de cabeça.


E então, você sabia que a fisioterapia pode ajudar no tratamento de alguns tipos de dor de cabeça? Ficou com dúvida? Já sabe qual cefaléia lhe incomoda? Conta pra gente!


E se achou interessante compartilha esse artigo, mais alguém pode se beneficiar.


Carpe vitae,


In Motion!

27 visualizações
 
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • whatsapp-logo-icone

©2019 por In Motion® - Expertise em Movimento. Direitos reservados.