Fisioterapia para dor cervical
Existem muito mais coisas entre a cabeça e o coração: a coluna cervical.
A coluna cervical é a ponte que conecta a cabeça ao tronco, composta por 7 vértebras (C1-C7) com características específicas que "empilhadas" tipicamente em uma curvatura lordótica são capazes de resistir a grandes cargas compressivas, e além da função deconexão, permitem grande mobilidade à cabeça e proteção da medula. Podem ser agrupadas e classificadas em cervical alta e baixa. Enquanto o movimento de flexão cervical ocorre predominantemente na cervical baixa, a rotação ocorre na cervical alta.
As vértebras cervicais servem ainda como pontos de fixação para inúmeros músculos que estão envolvidos não só com a estabilidade e movimento da cabeça, mas com a mastigação, respiração e movimento do ombro. Podem ser divididos de acordo com a profundidade em superficiais e profundos.
E como tudo na vida é dual, as mesmas características que tornam a coluna cervical, uma ponte móvel e direcionadora dos movimentos da cabeça, também a torna mais vulnerável a problemas, que por vezes se instalam sem que o indivíduo perceba, ao longo do tempo, ou de forma abrupta levando a dor e perda de função da cervical.
O ponto é: o corpo humano foi "feito"para o movimento e não seria diferente com a coluna cervical, que é a parte mais móvel da coluna, embora em algumas circunstâncias sua mobilidade e função possam ser ou estar alteradas, de forma aguda ou crônica, gerando dores locais ou irradiadas, cefaléia (dor de cabeça), dor irradiada para os membros superiores, perda de força nos membros superiores, deficits de equilibrio, visão, audição, zumbidos e tonteira.
As principais causas de dor na coluna cervical (pescoço) são:
Alterações osteoarticulares degenerativas;
Protrusões e/ou hérnias de disco;
Traumas em especial fraturas e síndrome do chicote;
Alterações posturais;
Perda de força e controle muscular;
Instabilidade;
Propriocepção cervical deficiente;
Sem causa definida aparente;
Entre outras,
Embora inúmeros fatores possam estar envolvidos na dor cervical, os distúrbios proprioceptivos vem ganhando atenção especial nos últimos tempos.
Lembrando que propriocepção consiste num conjunto de informações (estímulos mecânicos) que chegam em receptores localizados em estruturas como músculos, tendões, ligamentos, cápsula articular, meniscos e estes a "codificam" em impulsos elétricos neurais que seguem em direção ao sistema nervoso central, contribuindo para controle postural, estabilidade articular e diversas sensações conscientes.
Dito isso, a falha proprioceptiva pode levar a distúrbios no controle sensório-motor, em especial na coluna cervical que pode se manifestar com especial dificuldade no reconhecimento da posição da cabeça, da coordenação do movimento dos olhos e do equilíbrio estático, favorecendo um loop infinito de dor.
É importante observar que muitas vezes essas alterações são tratadas como problemas isolados locais e sem nenhuma relação com a coluna cervical. Na prática vale sempre que houver dor cervical, suspeitar de falha proprioceptiva, principalmente de houver histórico de quedas e alterações visuais.
Por tudo isso, percebemos que os distúrbios proprioceptivos da coluna cervical são uma condição complexa que pode ter um impacto significativo na função e qualidade de vida.
O diagnóstico preciso dos distúrbios proprioceptivos da coluna cervical requer uma avaliação clínica abrangente pela fisioterapia, incluindo testes específicos de propriocepção, exame físico e, em alguns casos, exames de imagem, como ressonância magnética (diagnóstico diferencial).
Com o objetivo de obter maiores resultados no tratamento da dor cervical, pela fisioterapia, Childs e colaboradores desenvolveram um sistema de classificação em subgrupos de acordo com os objetivos do tratamento, mas em especial quando existe falha nos mecanismos de propriocepção deve-se incluir exercicios específicos de reeducação proprioceptiva.
Como disse lá no começo, existem mais coisas entre a cabeça e o coração do que podemos imaginar, nesse caso, a coluna cervical, fundamental para sua saúde de qualidade de vida. Se você sofre com dor na coluna cervical, a fisioterapia é para você.
Carpe diem!
C.
コメント