In Motion®: A fisioterapia como aliada para vencer a paralisia facial periférica
- Cátia de Souza
- 7 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Fisioterapia e a harmonia facial muito além da estética
Muito bem! Voltando aos nossos papos:
Quem de nós (principalmente nós mulheres) nunca acordou um dia e quando se olhou no espelho e ao menos pensou:
Uau! Preciso melhorar, essas rugas, ou essas olheiras (eu rotineiramente) ou essa papada, enfim, a infinita maioria de nós, seres humanos, é insatisfeita por natureza, risos... mas...
Quem aqui conhece alguém ou que você próprio, acordou um dia e se olhou no espelho e não se reconheceu?!
Rosto torto, rígido, repuxado para um dos lados, tentou sorrir e só um dos lados moveu, tentou fechar os olhos e só um dos lados moveu, tentou cerrar os lábios como se fosse jogar um beijo e só um dos lados moveu. Antes de tomar alguma providencia mais drástica, tentou tomar um café e percebeu algo estranho na língua, o paladar estava alterado e...AVC ou nos dias de hoje logo daria pra pensar: COVID-19! Calma! Pode ser, mas ainda não! Na verdade existem algumas condições que precisam ser descartadas, como o próprio AVC,
Algumas pessoas podem ainda ter a sensação de dor ou pressão no ouvido, dor de cabeça, pode estar vivenciando um período de forte stress, mas a infinita maioria não apresenta sintoma, ou ao menos não soube correlacionar algo ao inicio da perda de movimento.
Pânico instalado, não acreditando no que aconteceu e que um lado do rosto está paralisado, corre para celular e ligar para seu médico ou pior, clicar para o Dr. Google..
Pronto!
É o começo de uma caminhada para conhecer, tratar e curar o desconhecido.
Lembro de meus avós sempre falarem algo do tipo: "sai dessa friagem para não levar um golpe de ar e ficar com o rosto torto!" Alguém mais ouviu isso?
Com a fisioterapia passei a entender que isso poderia descrever um quadro de paralisia facial, que por muitos anos teve sua causa desconhecida, gerando nos mais antigos a crença de que um simples abrir de geladeira, pudesse gerar tamanho estrago.
Atualmente defini-se que a também conhecida como paralisia de Bell é uma fraqueza das musculatura de uma hemiface, comumente idiopática, devido ao acometimento do neurônio motor inferior por a uma reação inflamatória do nervo facial próximo ao forame estilomastóideo ou no canal facial ósseo, que algumas vezes pode estar associada a reativação dos vírus herpes simples ou zoster ao nível do gânglio geniculado.
E o que a fisioterapia pode oferecer?
Bem, primeiro trazendo à luz informações a respeito, que contribuam sanar dúvidas e angústias e assim começar a controlar stress, que nesse ponto já superou os estados anteriores.
Um bom gerenciamento do stress ajuda a modular todo e qualquer processo inflamatório.
Então aqui já deixo uma bem importante:
Estudos mostram a maioria dos casos, cerca de 60%, de paralisia facial periférica idiopática tem 100% de cura com ou sem tratamento em pouco tempo.
Outra simples é que, se existe a dificuldade de fechar o olho, caso não use óculos, inclua os escuros na sua rotina, para evitar que ciscos machuquem a córnea, jeans que o reflexo de piscar está prejudicado.
E tão importante como saber o que fazer, é saber o que não fazer. Então ouvir e acatar com cautela orientações de leigos, principalmente:
- mascar chicletes e/ou milo de pão;
- encher balões de aniversário;
- fazer caretas forçadas aleatoriamente;
- colírios sem prescrição médica;
,A fisioterapia contribui para além do gerenciamento de stress de forma objetiva, ainda nos estágios iniciais, previnir infecções oftálmicas, encurtamentos musculares, alterações miofasciais e com isso para a harmonia da face, as temidas sincinesias (movimentos involuntários que podem ocorrer junto de movimentos voluntários), mantendo mais que sua beleza a sua função facial em harmonia e simetria.
Aqui na In Motion® são mais de 20 anos cuidando de pessoas com problemas neuro músculo esqueléticos e dispomos de diversos recursos da fisioterapia como técnicas de mindfulness, terapia manual, liberação miofascial, fortalecimento e estimulação muscular, controle motor, tapes rígidos e Kinesiotape, Biofeedback, que usados de acordo com cada caso, visam não só acelerar a recuperação, como modular e reduzir as complicações da paralisia facial periférica, de forma individual, pessoal e especializada para acda fase da paralisia facial periférica.
Além dos recursos utilizados durante os atendimentos na clínica, desenvolvemos um conjunto de orientações e autocuidados que o próprio paciente poderá realizar ao longo do seu dia e noite, extendendo nosso cuidado e atenção para além dos atendimentos na clínica. proporcionando maior bem-estar e qualidade de vida.
Gostou do artigo? Então dê um amei e compartilhe com que possa interessar.
Carpe diem!
👏🏻👏🏻